Historicamente, a música brasileira está apoiada em três diferentes culturas: a do índio, a do africano e a do europeu. Do indígena brasileiro aparecem traços muito tênues em nossa música. O africano, ao contrário, vigoroso em sua revolta ao se enxergar escravo, preservou com unhas e dentes suas tradições religiosas, suas festas, suas danças, e seus ritmos hipnotizantes. A música europeia, em suas idas e vindas do Velho ao Novo Continente, iria moldar as formas para a criatividade do compositor brasileiro. E, a partir da soma das manifestações, nasce a alma musical brasileira, da qual podemos nos orgulhar.
No recital Mapa do Brasil, a pianista Olinda Allessandrini apresenta compositores de expressão no cenário artístico brasileiro, conectando o Rio Grande do Sul e Pernambuco. A apresentação faz parte do consagrado festival Janeiro de Grandes Espetáculos, que está em sua 26ª edição. O concerto é um presente da Unicred para o público e acontece no tradicional Teatro de Santa Isabel, em Recife.
Com essa parceria, a Casamundi também expande sua atuação em território nacional.
Olinda Allessandrini é hoje uma das pianistas com maior discografia no país, principalmente quando se fala em música brasileira. A ação faz parte da expansão da Unicred Ponto Capital, sediada em Santa Maria (RS), e tem produção da Casamundi Cultura e curadoria de Tiago Halewicz.
Entrada: gratuita, mediante inscrição no site: http://e-qr.me/2378cd
Sugestão: doação de 1kg de alimento não perecível para ação social da União dos Servidores Municipais do Estado de Pernambuco (USMEP).
Oferecimento: