Desde sua invenção, no final do século XIX, a imagem fotográfica em movimento recebeu teorizações das mais diversas. A linguagem cinematográfica atravessou – na história ocidental das ideias – um processo de contínua autonomização e, por vezes, um processo de aproximação e comparação com as linguagens visuais já estabelecidas pela tradição artística ocidental. Essa trajetória evoca naturalmente a ideia de que o cinema é igualmente dotado de suas especificidades formais passíveis de experimentação pelos cineastas ou artistas. Nesse sentido, onde estão as proximidades entre o novo cinema e as formas de arte tradicionais? E onde se verifica a conquista de uma artisticidade cinematográfica capaz de deixar de lado as tensões filosóficas sobre o suposto realismo objetivante do cinema? Nesta atividade, Guilherme Mautone apresenta alguns dos conceitos fundamentais para a compreensão da trajetória histórica do cinema dentro das diversas modalidades de visualidade dos séculos XIX e XX; apresentando-os a partir de exemplos concretos de filmes.
Abriremos a reunião 20 minutos antes para receber vocês com mais tempo. Dessa forma, podemos conversar um pouco e matar a saudade dos nossos amigos antes da aula iniciar. Preparem cedo suas comidinhas e bebidinhas para brindar e entrar no clima conosco!
valor:
R$ 60,00
Atividade online. Necessária inscrição prévia pelo site (pagamento por boleto, cartão ou transferência bancária) ou nos contate através do e-mail cultura@casamundi.com.br ou pelo whatsapp (51) 99151-6885.
Após inscrição realizada, enviaremos o link com instruções para acesso ao encontro virtual.