para ler os clássicos | morte em veneza – 19/01

Categoria: Tags: ,

O que faz de uma obra literária um clássico? O que a torna parte do cânone ocidental? Qual o motivo de sempre nos recordarmos de personagens, falas e lugares dessas obras? Ao longo de anos, os chamados “clássicos da literatura universal” marcaram a memória de milhares de leitores. Nas páginas desses livros encontram-se arquétipos de comportamento, metáforas sobre os grandes temas da existência: a morte, o amor, o medo e a beleza. Neste ciclo, Gabriela Silva propõe momentos de leitura, de discussão e, sobretudo de epifania e prazer. Ao escolhermos as obras que serão lidas e discutidas, pensamos em todo o fascínio, curiosidade e desejo que essas histórias causam nos leitores. São 4 encontros para quem gosta de literatura e das possibilidades da arte como representação do mundo real.

Morte em Veneza
A paixão platônica de um escritor de meia-idade, Gustav von Aschenbach, por um jovem e belo rapaz, Tadzio, é a questão central da narrativa ‘Morte em Veneza’, de Thomas Mann. A atração do escritor é na verdade pela beleza e perfeição do menino, o que fica evidente para o leitor, dentre outros motivos, na medida em que é apresentado como “o belo”. A imagem de Tadzio seria uma captura da beleza que a arte se encarrega por eternizar. A obra é uma das mais conhecidas e discutidas de Thomas Mann.

valores:
encontro avulso
R$ 60,00
R$ 50,00 – estudante

Para inscrição de estudante, escreva para cultura@casamundi.com.br. Na data do evento, apresente sua identificação estudantil.