[vc_row css=”.vc_custom_1436877382226{margin-bottom: 15px !important;}”][vc_column][vc_column_text]Partindo dos primórdios do cinema soviético, passando pela revolução dos novos cinemas nos anos 50 e 60 e desembocando na produção contemporânea: neste curso, André Araújo oferecerá uma visão geral sobre os modos pelos quais o cinema do leste europeu não apenas refletiu as mudanças e conflitos fundantes da região, como também foi um agente determinante na elaboração de um pensamento político, histórico e estético capaz de moldar a identidade e cultura dos países da antiga Cortina de Ferro. Ao longo de quatro encontros, serão abordadas obras de diretores representativos como Sergei Eisenstein (URSS), Andrej Wajda, Krzisztof Kieslowski (Polônia) e Milos Forman (República Tcheca).
AULA 1 – O Cinema Soviético
O surgimento da estética cinematográfica soviética, inserida no contexto da Revolução de 1917, a partir da obra de dois dos maiores cineastas da história: Sergei Eisenstein e Dziga Vertov.
Indicação de filmes:
Encouraçado Potemkin, Sergei Eisenstein
Homem com uma câmera, Dizga Vertov
AULA 2 – A Primavera dos Novos Cinemas
Dois movimentos cinematográficos ocorridos em países do Leste Europeu que se afirmam como dos mais relevantes e criativos do período: o Novo Cinema Tcheco e a Escola de Cinema Polonesa.
Indicação de filmes:
A Passageira, Andrzej Munk
Geração, Andrej Wajda
As Pequenas Margaridas, Vera Chitilová
O Baile dos Bombeiros, Milos Forman
AULA 3 – Mestres do Fim da Cortina
Desde uma perspectiva existencialista e introspectiva do russo Andrei Tarkovski e do húngaro Bela Tarr, até os manifestos políticos e irônicos do bósnio Emir Kusturica e os conflitos de reintegração europeia do polonês Krzysztof Kieslowski, o cinema desse período expressa, de diferentes perspectivas, o que significou para o Leste Europeu se reinventar e se criar como um povo.
Indicações de filmes:
Satantango – Bela Tarr
Underground – Emir Kusturica
Stalker – Andrei Tarkovski
Trilogia das Cores – Krzysztof Kieslowski
AULA 4 – Um Leste Europeu Contemporâneo
O cinema produzido contemporaneamente nesses países, seus traços estéticos preponderantes e o tipo de identidades e contextos propostos para pensar, globalmente, a posição política, estética e histórica ocupada pela região.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1435574626206{margin-bottom: 26px !important;}”][vc_column][vc_custom_heading text=”valores:
R$ 380,00
R$ 300,00 – estudantes
Para inscrição de estudante, escreva para cultura@casamundi.com.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação estudantil.
Os valores podem ser parcelados em até 3x.” font_container=”tag:h5|font_size:14|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][/vc_column][/vc_row]