O que faz de uma obra literária um clássico? O que a torna parte do cânone ocidental? Qual o motivo de sempre nos recordarmos de personagens, falas e lugares dessas obras? Ao longo de anos, os chamados “clássicos da literatura universal” marcaram a memória de milhares de leitores. Nas páginas desses livros encontram-se arquétipos de comportamento, metáforas sobre os grandes temas da existência: a morte, o amor, o medo e a beleza. Neste ciclo, Gabriela Silva propõe momentos de leitura, de discussão e, sobretudo de epifania e prazer. Ao escolhermos as obras que serão lidas e discutidas, pensamos em todo o fascínio, curiosidade e desejo que essas histórias causam nos leitores. São 4 encontros para quem gosta de literatura e das possibilidades da arte como representação do mundo real.
Drácula
Romance de ficção gótica lançado em 1897 pelo escritor irlandês Bram Stoker, Drácula é um dos clássicos da literatura popularizado por suas adaptações no cinema, no teatro, nas revistas e na televisão. Jonathan Harker, advogado inglês, visita a mansão de Conde Drácula, na Transilvânia. Ao se hospedar no castelo do conde, Harker vai percebendo que Drácula é um ser estranho, até dar-se conta de que foi feito refém e que está na companhia de um ser absolutamente do mal. A narrativa é epistolar, onde a história é contada por uma série de cartas, relatos em diário, jornais e registros de bordo, criando uma atmosfera de suspense.
4 encontros
encontro avulso:
R$ 60,00
R$ 50,00 – estudante
Para inscrição de estudante, escreva para cultura@casamundi.com.br. Na data do evento, apresente sua identificação estudantil.