para ler os clássicos | madame bovary – 27/10

O que faz de uma obra literária um clássico? O que a torna parte do cânone ocidental? Qual o motivo de sempre nos recordarmos de personagens, falas e lugares dessas obras? Ao longo de anos, os chamados “clássicos da literatura universal” marcaram a memória de milhares de leitores. Nas páginas desses livros encontram-se arquétipos de comportamento, metáforas sobre os grandes temas da existência: a morte, o amor, o medo e a beleza. Neste ciclo, Gabriela Silva propõe momentos de leitura, de discussão e, sobretudo de epifania e prazer. Ao escolhermos as obras que serão lidas e discutidas, pensamos em todo o fascínio, curiosidade e desejo que essas histórias causam nos leitores. São 4 encontros para quem gosta de literatura e das possibilidades da arte como representação do mundo real.

Madame Bovary
Obra-prima de Gustave Flaubert (1821-1880), escritor francês, ‘Madame Bovary’ trata da desesperança e do desespero de uma mulher que, sonhadora, se vê presa em um casamento insípido em uma cidade do interior. Emma Bovary não se conforma com a realidade em que vive e, em um tempo onde as mulheres eram submissas, encontra nos romances dos livros o antídoto para o tédio conjugal. A obra provocou escândalo na França pela ausência de uma explícita condenação moral aos atos da protagonista. O romance é também uma crítica ao idealismo romântico, numa narrativa que procura a perfeição da forma com a riqueza de detalhes.

valores:
encontro avulso
R$ 60,00
R$ 50,00 – estudante

Para inscrição de estudante, escreva para cultura@casamundi.com.br. Na data do evento, apresente sua identificação estudantil.